quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quem é mais lento: a tartaruga, a lesma ou o caramujo?





Se esses três bichos apostassem uma corrida, a lesma certamente chegaria em último lugar. Segundo o Biólogo americano Branley Allan Branson, da Academia de Ciências de Kentucky, a velocidade "recorde" já registrada em pesquisas por uma lesma é de 16,5 centímetros por minuto. Nessa disputa sugerida pelo leitor, o penúltimo colocado seria o caramujo. A mais veloz, claro, seria a tartaruga - ou melhor, o jabuti, já que as tartarugas vivem mais na água. Mas botar o jabuti numa corrida contra uma lesma e um caramujo é muito injusto, pois a velocidade de um animal também é um pouco proporcional ao seu tamanho - e um jabuti é bem maior que uma lesma e um caramujo. Um rival mais adequado para enfrentar o réptil cascudo seria um bicho-preguiça, que é o mamífero mais lento do mundo. O resultado desse páreo duro (de assistir...) você confere abaixo. Ainda vale lembrar que os quatro bichos citados acima não são os mais lentos do mundo. Alguns animais, como os corais e as esponjas-do-mar, nunca se movem e, tecnicamente, têm velocidade zero. Assim, ganhariam fácil o título de mais lerdões do planeta.

Cem metros de muita paciência

Lesma levaria dez horas para completar a prova clássica do atletismo

CORRIDA DOS INVERTEBRADOS - Caramujo x Lesma

LESMA

Uma espécie de caramujo sem concha, a lesma contrai seus músculos por inteiro e faz um movimento ondulatório para se locomover. Mas essa tática não funciona tão bem: numa disputa de 100 metros rasos, a lesma cruzaria a linha de chegada quase oito horas depois do caramujo!

Velocidade - 9,9 metros/hora (0,0099 km/h)

Tempo nos 100 metros rasos - Cerca de 10 horas

CARAMUJO

Com uma velocidade mais de quatro vezes maior que a da lesma, o caramujo ganharia fácil essa prova. Para facilitar seu deslocamento, ele tem glândulas na parte inferior do corpo que secretam uma espécie de muco que lubrifica o caminho. É por isso que ele deixa uma trilha gosmenta!.

Velocidade - 45 metros/hora (0,045 km/h)

Tempo nos 100 metros rasos - 2 horas e 13 minutos

CORRIDA DOS VERTEBRADOS - Preguiça x Jabuti



PREGUIÇA

Mesmo não tendo nenhum casco para carregar, a preguiça levaria mais que o dobro do tempo para cruzar a linha de chegada dos 100 metros. Mas tanta lerdeza se justifica: como ele se move lentamente, as aves de rapina têm mais dificuldade de avistá-lo no meio das árvores.

Velocidade - 120 metros/hora (0,12 km/h)

Tempo nos 100 metros rasos - 50 minutos




JABUTI

A dura carapaça desse animal é um peso extra desnecessário para uma corrida de velocidade. Mas, na vida real, ela é importantíssima para o jabuti, pois funciona como um superabrigo para fugir de predadores, como coiotes, felinos, aves de rapina e raposas.

Velocidade - 270 metros/hora (0,27 km/h)

Tempo nos 100 metros rasos - 22 minutos



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A HORA DO PLANETA 2012

A “Hora do Planeta” é um movimento contra o aquecimento global, criado pela ONG WWF. O intuito é mobilizar a sociedade e conscientizá-la sobre o aquecimento global. Aos poucos, bons resultados estão sendo conquistados e a causa tem sido abraçada por vários países. No primeiro ano apenas Sydney colaborou, já em 2009, foram 3.922 cidades em 88 países, simultaneamente apagaram as luzes de pontos conhecidos. A idéia é que a causa seja aderida por mais países, que durante uma hora desliguem as luzes de pontos conhecidos de suas cidades, não para conseguir resultados durante o evento, e sim para conscientizar as pessoas sobre essa questão. Somente com uma mudança individual nós podemos de fato mudar significativamente a situação do nosso planeta. A Hora do Planeta 2012 acontece no dia 31 de março às 20h30, a ONG WWF espera conseguir um resultado maior que o da última edição, com a participação de um número maior de países, afim de divulgar essa causa tão nobre. Esperamos que esses atos em prol dessa causa tão nobre não dure apenas uma hora, devemos nos questionar sobre o que pode ser feito em nosso dia-a-dia para minimizar o aquecimento global, o desgaste de importantes recursos naturais e a preservação do meio ambiente.