
A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.
Características gerais:
Características gerais:
A expressão é usada para referir condições sócio-biológicas que afetam as capacidades de aprendizado de indivíduos, em termos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas, e abrange transtornos tão diferentes como incapacidade de percepção, dano cerebral, disfunção cerebral mínima, autismo, dislexia e afasia desenvolvimental. No campo da Educação, as mais comuns são a Dislexia, a Disortografia e a Discalculia.
Tipos de dificuldades de aprendizagem
Áreas de percepção envolvidasDificuldades de aprendizagem envolvem muitas áreas de percepção, entre as quais:
Discriminação visual ou auditiva
Percepção das diferenças em ambos as vistas ou ouvidos
Impedimento visual ou auditivo
preenchimento da falta de peças de imagens ou sons
Discriminação figura-fundo visual ou auditiva
focalização de um objeto, ignorando os seus antecedentes
Memória visual ou auditiva, nem a curto nem a longo prazo
Sequenciamento visual ou auditivo
Colocação do que é visto ou ouvido na ordem certa
Associação e compreensão auditiva
Relacionamento do que é ouvido a outras coisas, incluindo definições de palavras e significados de sentenças
Percepção espacial
Lateralidade (acima e abaixo, entre, dentro e fora) e posicionamento no espaço
Percepção Temporal
Intervalos de tempo de processamento da ordem de milisegundos, fundamental para o desenvolvimento da fala de transformação
Incapacidade de Aprendizado Não-Verbal ("Nonverbal Learning Disability")
Processamento de sinais não-verbais em interações sociais
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dificuldades_de_aprendizagem
Curso disponivel pela net, ótimo para educadores e pessoas que lidam com pessoas da inclusão.
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